Golfo da Tailândia

Vai uma ducha?

Ainda atordoados com a caos da cidade, visando evitar o assédio de taxistas e motoristas de tuk tuk, pedimos auxílio do hotel para encontrarmos um taxi que nos levasse à estação de trem.
Na estação, repleta de locais e turistas, por incrível que pareça impera a ordem. Os banheiros, pagos com centavos de real, são limpos; ambulantes e vendedores de pacotes turísticos são barrados pela polícia.

Embarcamos no trem pontualmente às 17h10, porém, partimos com 40 minutos de atraso. No primeiro momento não entendemos bem como funcionava o serviço. Todavia, auxiliados por um gentil nativo, professor de matemática, descobrimos que nossos assentos se transformariam em camas, tal qual aquilo que acreditávamos ser bagageiros sob nossas cabeças.

Um pequeno detalhe. Por ingenuidade, quando compramos o bilhete upper, pensávamos estar adquirindo assentos no andar superior do vagão como em outros países. No entanto, para nossa surpresa, o professor nos explicou e depois constatamos: duas senhoras sentariam em nossos lugares e teríamos que dormir no beliche improvisado. De tudo, não foi ruim. Com lençóis limpos e poucos chacoalhões, conseguimos dormir tranquilamente até nossa chegada em Surathani.

Beliche no trem

Essa última cidade funciona apenas como uma ponte para os turistas que estão indo para as ilhas. Na própria estação em que desembarcamos, adquirimos tickets que combinavam ônibus e embarcação para a ilha principal, Kho Samui. Valeu a pena termos evitado o assédio de vendedores em Bangcoc, pois, pagamos menos comprando o ticket na chegada.

A viagem completa durou cerca de duas horas e meia. O trecho de barco, já anunciava a radical mudança de ambiente: do caos urbano para o cenário digno de cartão postal. Pequenas ilhas formadas por calcário pareciam simplesmente emergir do mar verde esmeralda. Belíssimo.

Em Kho Samui, seguindo novamente indicação do guia, ficamos por três noites no resort Your Place, em Chaweng. Nos hospedando no extremo norte dessa que é a principal praia da ilha, ficamos longe do tumulto. Embora a praia em frente do resort não fosse lá essas coisas, o banco de areia formado a uns cinqüenta metros mar adentro, garantia um bom lugar para se relaxar e apreciar a paisagem.

Kho Samui

A Tailândia é conhecida como a terra do sorriso. Em um restaurante em Samui, o sorriso brasileiro se reuniu ao tailandês, em uma perfeita interação entre funcionários e clientes. Contagiados pelo entusiasmo dos locais em torno dos jogos da copa, sorrimos muito juntos na hora do jantar, vez que, pelo fuso horário, esse era o horário dos dois primeiros jogos por aqui. Boa comida e simpatia terminaram formando o igrediente ideal para retornamos por seguidas refeiçoes.

Samui Food Corner

Mamãe, tô comendo direitinho - Samui Food Corner

Na seqüência, fomos para a ilha vizinha Kho Phangan. Durante a travessia, centenas de mochileiros de todo o mundo faziam o mesmo em busca da internacionalmente conhecida Full Moon Party. Como não somos fãs de nada disso, estrategicamente, optamos por ficar em uma praia distante da festa.

Em Leela Beach, encontramos o resort Sarikantang. Com spa, uma praia quase que exclusiva, bangalôs aconchegantes e restaurante a beira mar, encontramos, nesse, o lugar ideal para descansarmos e nos preparamos para as três semanas de Oriente Médio. O melhor de tudo é que, com o Real forte, pagamos cerca de oitenta reais por dia, por acomodação com ar condicionado, farto café da manhã e internet wi fi livre.

Nos quatro dias que se seguiram, apenas deixamos a preguiça para um passeio de elefante. Afinal, não poderíamos deixar a Tailândia sem essa experiência.
...
Sarikantang Resort
Fazendo amizade
....
...
Não é cachaça, é gasolina mesmo - posto de combustível tai
Para quem gosta. Preferimos feijoada

Abaixo: o drama da despedida