Comemorando Australian Day

Depois de quase três meses aqui em Sydney, buscando momentos marcantes em nossa memória encontramos o Australian Day.

Feriado Nacional, em 26 de janeiro, comemora-se a chegada da primeira frota britânica a Sydney (1788). Em verdade, essa data levanta certa controvérsia, haja vista que da perspectiva aborígene não há muito que se comemorar, uma vez que os antigos habitantes dessa ilha continente foram quase que dizimados pelos colonizadores britânicos.

Polêmica a parte, para nós, viajantes/estudantes, esse foi um dia maravilhoso, sem aula e com sol de rachar a cuca. As praias ficaram cheias e, como tem ocorrido já há alguns anos, em Bondi Beach aconteceu uma grande festa com uma figura muito conhecida por nós brasileiros: As Havaianas!


A empresa confecciona Havaianas gigantes, estilo bóia, que são vendidas por mais ou menos 30,00 dólares australianos (R$ 51,00). As pessoas brincam de “guerrinha de Havaianas” e tentam quebrar o recorde do ano anterior, colocando o maior número de pessoas na água com suas Havaianas-bóia. Para nós brasileiros é motivo de orgulho ver uma empresa nacional fazendo sucesso do outro lado do planeta. È o lado bom da globalização.

Muito legal! No link abaixo, há alguns vídeos sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=8_faCItxVcQ

No mais, os australianos fazem churrasco em suas casas e nos parques. Um churrasco bem diferente do que estamos acostumados (às vezes com carne de hambúrguer). Especialmente pela carne, que tradicionalmente é carne de cordeiro. O mais diferente de todos foi o churrasco que comemos (de graça!) em Bondi Beach. Era um churrasco de carne vegetariana! Já viram isso? Uma forma de protesto em defesa dos pobres cordeirinhos que morrem nesta data.


É mesmo dia de festa. A cidade fica super lotada. Muitas pessoas vão para os parques, onde assistem shows, escrevem declarações de amor à Austrália ou, simplesmente, estendem suas toalhas no chão e relaxam. Também há piqueniques, crianças brincando, amigos jogando conversa fora, enfim, pratica-se o jeito australiano de viver a vida: sem preocupações!

Por fim, para coroar o dia, presenciamos a tradicional queima de fogos em Darling Harbour.











































































































































Comentários

  1. Aproveite mesmo meu amigo!!!Esta cidade é linda!!!

    ResponderExcluir
  2. Olah Leandro!

    Vc tem razao, a cidade eh linda mesmo.
    O melhor de tudo eh que com o passar das semanas vamos passando a ver detalhes imperceptiveis nos primeiros dias.

    Continue postando...

    Que Deus te abencoe, meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. maninho e cunhadinha hj senti muita saudade chorei até, estava organizando algumas fotos ai bateu uma saudade de vcs.
    ilan viu uma foto da cantora sandy e disse que era a titia lili kkk.

    ResponderExcluir
  4. Olá Princesa!

    Também, estamos com muita saudade. Em duas semanas, iniciamos nosso caminho para casa. Graças a Deus, a primeira fase da viagem, estudos, está terminando. O tempo passa rápido.
    Estaremos juntos em breve.

    Amo vc!

    Isângelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros passos na terra do crocodilo adormecido

Dia das mães

E lá fomos nós...