Duas semanas no Caribe Colombiano - Parte II



No post anterior, contamos um pouco sobre nossa experiência por Cartagena e San Andrés com nossas crianças. Lá foram contemplados detalhes como acomodações, deslocamentos e atrações, inclusive sobre nossa rápida passagem pela Cidade do Panamá. Agora vamos registrar alguns aspectos administrativos da viagem no formato pergunta-resposta. Vamos lá?




Muros de Cartagena
Como fizemos com o câmbio?
Em Cartagena
Logo que chegamos ao aeroporto de Cartagena, efetuamos um saque de 400 mil COP em um caixa eletrônico do Bancolombia utilizando nosso Cartão Visa Travel Money do Banco Rendimento. Ao longo da viagem continuamos usando esse cartão para o pagamento de algumas despesas com refeições. Perto de irmos para San Andrés, tendo informações que por lá o câmbio era pior, trocamos 300 dólares em uma casa de câmbio do Centro Histórico com cada dólar a 2800,00 COP. Conseguimos esse valor depois de ter comparado os preços em várias das casas de câmbio próximas à Praça do Relógio. Estávamos receosos por conta da possibilidade de recebermos alguma moeda falsificada, mas tudo correu bem.

Em San Andrés
Na ilha, como esperado, encontramos cotações para o dólar bem inferiores em relação aos valores de Cartagena. Na Western Union localizada próxima as avenidas das Américas e Costa Rica o valor era muito baixo: 2550,00 COP. Já na outra Western Union situada na galeria em frente ao hotel Casa Blanca, o valor era melhor: 2690,00. Com cambistas logo em frente ao mercadinho Super Playa, na contra esquina da Avenida Costa Rica com a Avenida 1-A, a cotação do dólar podia ser encontrada a 2700,00 COP.

Uma dica interessante é usar notas maiores e pedir o troco em pesos quando se compra nas lojas de duty free. A La Riviera por exemplo aplicava o câmbio a 2750,00. Já a Beverly Hills, a 2850,00. Por conta do valor menor do dólar em San Andrés, quando acabaram nossos pesos colombianos trocados em Cartagena, usamos cartão de crédito e fizemos um saque direto em nossa conta corrente no valor máximo permitido pelo Bancolombia (600 mil COP). Com o IOF e taxa do Banco do Brasil (20 reais), cada dólar (R$ 2,39, na época) nos custou o valor líquido de 2750,00 COP.

Onde comemos?
Costumamos dizer que realizamos nossas viagens buscando baixo custo sem abrir mão da segurança. Evitamos ao máximo o risco de termos algum problema alimentar que comprometa a viagem. Dito isso, mais em San Andrés e menos no Centro Histórico de Cartagena, há vários pequenos restaurantes e lanchonetes em que os locais das classes populares se alimentam. São estabelecimentos em que os preços se mostram até três vezes menores se comparados com os estabelecimentos usados pelos turistas, em sua maioria é claro. Não comemos em nenhum desses lugares.

Restaurante Gourmet Shop Assho
Ainda assim, na maior parte do tempo fizemos nossas refeições (almoço e jantar) em locais com preços compatíveis aos encontrados no Brasil. Em outros momentos, nos permitimos desfrutar de restaurantes mais sofisticados que, diga-se de passagem, possuíam preços muito menores que seus equivalentes brasileiros. Os preços mais elevados em San Andrés em relação aos valores pagos em restaurantes de Cartagena também são dignos de nota. Seguem exemplos de locais, preços e níveis do serviço:


Em Cartagena
En la Ciudad Amurallada
Café tipo Starbucks: há quatro franquias do Juan Valdez dentre os muros do Centro Histórico. Caminhando em qualquer direção sempre acabamos nos esbarrando em alguma delas.
Pratos feitos (PF) em conta: Restaurantes Alex e Catedral.
Nível mais elevado: La Mulata, situado na calle Quero. O restaurante oferece comida típica da costa caribenha colombiana em um ambiente bastante agradável. Os preços também estavam bem atrativos. Dois pratos fartos com bebida nos custaram 58 mil COP.

Em Bocagrande
No Bairro mais afluente de Cartagena, fizemos nossas refeições apenas no Plaza Bocagrande Centro Comercial, situado ao lado do Hyatt Regency. Na praça de alimentação há muitas opções mais próximas ao cardápio brasileiro com carne, arroz e, as vezes, até feijão. Os preços também são mais baixos do que muitas opções no Centro Histórico. Uma das melhores experiências da viagem foi nos esbaldar no cardápio variado, delicioso e barato do Crepes & Waffles situado nesse shopping.
Praça de alimentação do Centro Comercial Bocagrande

Próximo ao Centro Histórico
A 6 mil COP de táxi do Centro Histórico, há o Plaza Mall. Por lá, encontram-se vários restaurantes e cafeterias com preços em conta. Trata-se de um local estratégico para refeições antes e depois da visita à Fortaleza San Felipe que fica a menos de cinco minutos de caminhada.

Em San Andrés
No caminho do centro para o Decameron Los Delfines
Lanches rápidos: Café Cafe e Cafeteria do Plaza Mall.
Café tipo Starbucks: Juan Valdez.
Trios tipo MC Donalds, mas com preços e qualidade superiores: El Curral.
PFs em conta: Caribean e Pollo Loco (esse situado nos fundos do Plaza Mall). 

Peixe inteiro no Carebean I
No calçadão da praia, indo para o Decameron Isleño:
Restaurantes sofisticados, com preço justo e atendimento impecável: Mahi Wahi e Casa Blanca;
Boa comida mexicana e preço um pouco alto para o que oferece: Rosa Del Mar;
Trio estilo MC Donald, mais barato que o El Corral e atendimento ruim: Presto.

No Centrinho:
Comida italiana mais simples e mais sofisticada, com preços equivalentes e mais qualidade no segundo: La Pizzeta Florio e Mister Panino.
Pratos bem servidos próximo ao Clube Náutico: Restaurante Gourmet Shop Assho.
Juan Valedez, Centrinho de San Andrés


Quanto pagamos por corridas de táxi?
Em San Andrés
Do aeroporto para o centro: 18 mil COP.
Do centro para San Luís: 18 mil COP.
Do centro para La Loma: 15 mil COP.

Em cartagena
Do aeroporto para o Centro Histórico: 14 mil COP
Do Centro Histórico para Bocagrande: 7 mil COP
Do Centro Histórico para o Plaza Mall: 6 mil COP


Com quem contratamos os passeios?
Passeios para o Aquário e Johnny Cay em San Andrés: Cooperativa de Pescadores, situada na praia do centrinho.
Carrinho para a volta da ilha de San Andrés: Senhor Juan Carlos, excelente preço e atendimento super amigável (whatsapp: +57 304 3437137).
Citytour pela Cidade do Panamá com início e término no aeroporto: Senhor Orville, kellyorvill@yahoo.com.

Passeio pela ilha com a mulita contratada com o Sr Juan Carlos,
com direito a sabotagem na foto
Bem, tudo isso que acabamos de relatar reflete nossas experiências, nada mais do que isso. Mas esperamos que os registros sirvam de referência para futuras viagens por essas duas preciosidades do Caribe Colombiano.


Percorrendo a Cidade do Panamá de carona com o senhor Orville

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primeiros passos na terra do crocodilo adormecido

Dia das mães

E lá fomos nós...